top of page

Lançamento da versão 9 da norma BRCGS ‘Global Standard Food Safety’

Atualizado: 13 de set. de 2023


O dia de hoje (01/08/2022) marca o lançamento da versão 9 da norma ‘Global Standard Food Safety’, também conhecida aqui no Brasil como a norma ‘BRCGS Food'.


O objetivo principal de revisar a Norma é garantir que sejam incorporadas as últimas tendências do setor, experiências práticas e melhores práticas do setor, permitindo a evolução constante, atualização quanto aos requisitos regulatórios e necessidades dos consumidores.


Originalmente desenvolvida e publicada em 1998, a Norma se desenvolveu e evoluiu para se tornar um dos principais programas globais de segurança de alimentos com mais de 22.000 sites certificados em mais de 130 países.


Na 4WFOOD temos consultores que atuam na implementação dessa norma e que atuam como auditores desde quando a BRCGS chegou ao Brasil na sua versão 3 e 4. Temos instrutor oficial de treinamentos da BRCGS conhecidos como ATP (Approved Trainer Provider) desde 2006.


A Norma fornece uma estrutura para os fabricantes de alimentos para ajudá-los na produção de alimentos seguros, autênticos e legais, além de auxiliar na gestão da qualidade para atender às necessidades dos clientes. Essa certificação já é reconhecida globalmente por muitos diversos de ‘stakeholders’ na indústria alimentícia, incluindo varejistas e fabricantes.


O desenvolvimento da versão 9 envolveu especialistas globais do setor representando todas as partes interessadas da indústria, varejo, certificadoras, consultores, auditores e etc. Isso garantiu uma revisão adequada de todas as questões emergentes e atuais na indústria alimentícia.


Os requisitos dessa versão representam uma evolução de edições anteriores e, entre outras coisas, baseiam-se nos princípios de:

- Cultura de segurança de alimentos, e

- Competências fundamentais.



SOBRE AS MUDANÇAS DA VERSÃO 9:


Segue um resumo das alterações:


- Cultura de Segurança de Alimentos: considerações para a melhoria da cultura nas empresas certificadas;


- Sistema APPCC ou Plano de Segurança de Alimentos (PSA): adequação para estar alinhada à última versão 2020 do Codex Alimentarius CXC 1-1969 (Mais detalhes no link);


- Processamento terceirizado ou processamento subcontratado (Outsourced Processes): Esclarecimentos sobre o que são tais processos terceirizados. Novos requisitos associados ao APPCC e especificações;


- Análise de causas raiz: agora as empresas precisarão através de diversos requisitos demonstrar consistências da aplicação da análise de causas raíz(es) para a melhoria contínua do seu sistema de gestão da qualidade e segurança de alimentos;


- Food Defense: agora há uma seção específica 4.2 (Mais detalhes no link)


- Equipamento: requisitos para que a norma esteja alinhada com diversos padrões e guias da indústria de alimentos para design sanitário de equipamentos;


- Abatedouro de animais: seção nova (5.9)


- Auditorias não-anunciadas: pelo menos 1 auditoria não-anunciada obrigatória em um ciclo de 3 anos


- Opção nova de auditorias combinadas: parte remota e parte presencial.


Para maiores detalhes sobre essas alterações, contrate para a equipe da sua empresa o nosso treinamento da norma ‘BRCGS Food versão 9’!



SOBRE A COMPRA DA NORMA:


Estão disponíveis as normas BRCGS Food versão 9 em inglês e português de forma gratuita no website do BRCGS através desse link: https://www.brcgs.com/product/global-standard-food-safety-(issue-9)/p-12187/


Assista ao vídeo explicando como fazer o download da norma no site do BRCGS:



SOBRE O CRONOGRAMA DE TRANSIÇÃO DA VERSÃO 9:

Como em todas as revisões das Normas Globais, há um período de transição para a adequação:

- Após a publicação de hoje - 01 em agosto de 2022;

- E depois dos treinamentos dos instrutores oficiais do BRCGS (Setembro de 2022);

- As empresas poderão contratar os treinamentos na versão 9;

- E as certificações na versão 9 começarão a partir de 1º de fevereiro de 2023.


COMO PODEMOS TE AJUDAR:

Somos instrutores oficiais de BRCGS denominados ATP (Approved Trainers Providers) e podemos te ajudar com nossos treinamentos.




Caso, precise de consultoria de adequação para a versão 9, somos consultores da norma BRCGS desde a sua versão 4. Podemos te ajudar com a maior experiência do mercado.



 

SOBRE O GUIA:


O Guia de interpretação da versão 9 pode ser encontrado no site "Global Standard Food Safety (Issue 9) Interpretation Guideline": https://www.brcgs.com/product/global-standard-food-safety-(issue-9)-interpretation-guideline/p-12227/


Porém, não está disponível na versão gratuita até o momento, o valor para compra é de US$ 228,00.


Esse guia é opcional para as partes interessadas na certificação BRCGS versão 9 poderia ser usada em conjunto com a norma, com a vantagem de conter exemplos explicando os tipo de documentos, procedimentos e nível de detalhamento que seriam exigidos por um auditor de certificação.


By Maurício Kamei


267 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page