top of page

Segurança de Alimentos na NETFLIX

Atualizado: 13 de set. de 2023


Venho estudando a cultura de segurança de alimentos desde que isso foi colocado como preocupação em uma conferência anual do GFSI em que estive presente.


Na época a entidade tinha à frente o senhor Frank Yiannas, autor do livro “Food Safety Culture: Creating a Behavior-Based Food Safety Management System” e também, o primeiro a enxergar como o comportamento das pessoas nas organizações de alimentos impacta o real sucesso dos sistemas de gestão de segurança de alimentos.


Os líderes das organizações de todos os setores produtivos de alimentos precisam entender que produzem e comercializam alimentos para salvar vidas, seja por “segurança alimentar” ou “segurança de alimentos” e não para:


“Matar pessoas ou deixá-las com sequelas para o resto das suas vidas!”


Aliás, de certa forma, isso foi tema do último World Food Safety Day’ (Dia Mundial da Segurança dos Alimentos) celebrado no último dia 07 de junho cujo lema foi ‘Food standards save lives’ (Os padrões alimentares salvam vidas).


Até hoje, acompanho os casos de incidentes que ocorreram e, infelizmente, casos graves como o relatado no livro 'Poisoned' (Envenenado) do premiado jornalista investigativo Jeff Benedict ainda acontecem em todo o mundo.

Ele relata o caso da contaminação por E. coli O157:H7 da carne de hambúrguer servida em um restaurante da rede de fast food Jack in the Box nos Estados Unidos da América em 24 de dezembro de 1992. Na ocasião uma criança de seis anos foi hospitalizada com dores abdominais e, em menos de uma semana depois, foi a óbito. Quatro crianças morreram e mais de setecentas outras ficaram gravemente doentes. A Netflix lança no dia 2 de agosto desse ano o aguardado streaming 'Poisoned' baseado no livro de Jeff.

Espero que o documentário choque os consumidores, os líderes da indústria de alimentos, os órgãos reguladores e os políticos, para que se preocupem com a segurança de toda cadeia de suprimentos de alimentos.


Já coloquei meu lembrete no Netflix, e você?


Assista ao trailer de 'Poisoned' no YouTube abaixo ou no Netflix em https://www.netflix.com/br/title/81460481?s=i&trkid=258593161&vlang=pt&clip=81644666




COMO PODEMOS TE AJUDAR:


Caso precise de consultoria ou capacitação em temas relacionados à cultura da qualidade e segurança de alimentos.



By Maurício Kamei


64 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page